10 verdades sobre o carnaval de Pernambuco

carnaval pernambuco recife olinda

Poucas semanas pro carnaval e muita gente já tá naquela euforia de querer que a festa chegue logo. Eu não sou um amante dessa época do ano, mas eu curto pra depois não bater o arrependimento, ainda mais morando no local que oferece o melhor carnaval do mundo: Pernambuco.

Eu sei que pernambucano, especialmente recifense, tem uma mania de grandeza, mas é sério, a gente tem o melhor carnaval do mundo! Tem tudo pra todo gosto, ou seja, mesmo que você seja que nem eu, que não gosta tanto, termina curtindo alguma coisa.
Como eu sei que muita gente vem de outras cidades, estados e países pra aproveitar o carnaval pernambucano, decidi separar 10 verdades sobre o carnaval do meu estado, o que pode terminar servindo como algumas dicas pra você que tá meio perdido(a) antes da folia começar.

1. Você não precisa gastar rios de dinheiro pra se divertir

Tem gente que prefere pagar R$600 em um dia de camarote (lembra-se que são 5 dias de festa!), mas o carnaval pernambucano é conhecido por ser totalmente free. A maior parte da programação é toda gratuita, seja em Olinda, Recife ou em alguma outra cidade, assim, você só precisa gastar com sua locomoção, bebidinhas e comidinhas. É claro que muita gente gasta com estadia, e justamente por isso é bom pensar se vale a pena gastar micro-fortunas com “camarotes de carnaval nutella”. Vai por mim: carnaval de raiz é muito mais divertido!

2. Recife e Olinda não são cidades inimigas!

Tem gente que tem uma mania de jogar uma cidade contra a outra hahahaha! Sério, muita gente acha que são dois tipos de carnavais inimigos, que um lugar é melhor que outro, quando na verdade são cidades e carnavais complementares.  Recife tem uma programação mais noturna com vários polos espalhados pela cidade, sendo o mais famoso o do Marco Zero, no centro da cidade. Olinda é famosa por suas ladeiras e por ser bem mais divertida durante o dia. São cidades irmãs com festas complementares: dá pra ir de dia pra Olinda e de noite dar um pulo em Recife.

3. Tem tudo pra todo gosto

 O carnaval de Pernambuco não se resume ao frevo. Pelo contrário, a programação é bem variada em todo o estado: rock, samba, axé, brega, pop, tem um pouco de tudo pra agradar todo mundo. A melhor parte é que nem um ritmo fica sozinho, já que tudo pode se misturar pra deixar a festa ainda melhor.

4. Tudo é motivo de festa

 A viagem de ônibus pra chegar em algum lugar é motivo de festa. Um bloquinho passando é motivo de (MUITA) festa. Se encaixar num grupo de gente desconhecida também vira motivo de festa. Ou seja, Pernambuco quer que você deixe a chatice e o mal-humor trancado num baú e só tire de lá depois da quarta-feira de cinzas.

5. Carnaval de Pernambuco é mais que Recife e Olinda

 A maioria das pessoas acha que o carnaval daqui de Pernambuco se resume às festas de Olinda e Recife. Tsc tsc tsc, tem muito mais coisa! O interior do estado também tem sua própria cultura e programação, como no caso da cidade de Bezerros, famosa pelo desfile de “papangus” no domingo de carnaval. Tem muita coisa massa pra ser explorada por aqui, é só tomar coragem e ir aproveitar cada minuto de folia em um local diferente de Pernambuco.

6. Você NUNCA vai ficar sozinho(a)

Tem gente que tem medo, receio de curtir o carnaval sozinho(a), ainda mais se a pessoa for muito tímida ou insegura. Pra ser bem otimista com você, dificilmente você vai ficar boiando durante alguma festa daqui, pelo contrário, sempre vai ter gente disposta a te incluir na folia a qualquer custo. E sim, dá pra arrumar vários crush durante o período de festa e ser ainda mais feliz!

7. Você vai se alimentar bem (mal) nos dias de festa

Apesar de ser considerado um local rico quando o assunto gastronomia, Pernambuco tem um carnaval tão intenso que as pessoas até esquecem de comer (sério!). Todo mundo que eu conheço, quando acorda, toma um café-da-manhã reforçado e já corre pras ladeiras de Olinda (e a próxima refeição só vai ser no jantar hahahaha). Na dúvida se vai aguentar ficar muito tempo sem comer, é sempre bom dar uma paradinha pra descansar e beliscar alguma coisa, além de beber bastante água (ou sua cerveja, se preferir!).

8.Os Pernambucanos ficam ainda mais gente boa

Já é comprovado que as pessoas de Pernambuco são as mais receptivas e amigáveis do Brasil, do mundo, do sistema solar. Em qualquer época do ano, você pode encontrar alguém daqui muito bem humorado e disposto a te ajudar. No carnaval, o negócio fica ainda melhor, já que muita gente incorpora o clima de festa e deixa os bons sentimentos tomarem conta da cabeça e do corpo.  Ou seja, não precisa ter receio de pedir alguma indicação ou tirar alguma dúvida com uma pessoa pernambucana de raiz – muito provavelmente ela já vai te tratar como se fosse da família dela.

9. Um ano é completamente diferente do outro

Se alguém disser pra você que “carnaval é sempre a mesma coisa” é porque, no mínimo, essa pessoa tá de má vontade pra aproveitar a festa. Cada ano é único no carnaval daqui de Pernambuco, não só pelo tema sempre diferente, ou pela variedade de artistas que se apresentam, mas também pelo momento e pelas pessoas que estão com você. Não tem essa de ficar se queixando de uma possível mesmice do carnaval, pelo contrário, o negócio é aproveitar cada momento único e se jogar na festa!

10. O tempo passa muito rápido!

É aquela coisa: “tudo que é bom dura pouco”. Parece brincadeira, mas quando você menos espera, o dia já tá indo embora e todo mundo começa a fazer aquela conta de “menos um dia de festa”. Melhor do que se preocupar com a chegada da quarta-feira de cinzas, é aproveitar o máximo possível, indo pra todas as festas e gastando o que tiver de energia. Não esquece: vai ter que esperar mais 365 dias pra poder viver tudo de novo!

Comentários

Leia também

Comente